terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quem é você?



Essa é o tipo de pergunta para qual todo mundo sabe a resposta mas não sabe explicar. No entanto a resposta para essa pergunta pode ser muito mais profunda do que imaginamos, e talvez esteja o fato de não conseguirmos explica-la. Ora não é essa uma das perguntas que assolam os filósofos desde os primórdios de sua escola?
A verdade é que Quem é vc aponta para uma resposta no sentido de algo estático, imutável. Afinal oque  “é” é e sempre será.  Por isso a dificuldade em responder a pergunta. Pois se temos alguma coisa que somos, essa coisa é o fato de sermos mutáveis, ou como já diria Raul Seixas,  uma metamorfose Ambulante. Eu posso ser filho num instante, e no momento seguinte posso ser aluno, ou profissional ou amigo, ou uma infinidade de modos de ser.
No entanto apesar de estamos em constante construção, estamos sempre nos definindo a partir de nossa relação com o mundo ou nossa existência.  Por mais estranho que pareça a resposta para a pergunta quem é vc pode ser algo como: Eu não sou, eu estou sempre sendo.
Pensar nisso é de uma magnitude impar, pois traz para nós mesmos a responsabilidade de nossa existência. Se eu não sou algo estático, e nunca o serei, eu posso ser tudo aquilo que eu quiser com uma única responsabilidade: Hoje eu faço as minhas escolhas para amanhã minhas escolhas fazerem quem eu sou.
Mas cuidado. Estão querendo tirar de você essa característica singular. Nosso momento histórico se define pela facilidade de acesso à informação. Somos bombardeados por informações à todo momento, e mal temos tempo para refletir sobre essas mesmas informações. Mal temos tempo de assimilar nossos anseios, nossas revoltas, nossas alegrias, e acabamos por espelhar comportamentos disseminados pela grande massa.  Desse modo acabamos por perder no senso de identidade e junto dela nossa representação social e passamos a ser agentes disseminadores na grande massa.
Cabe salientar que só me defino a partir de minha relação com o mundo. Mas por consequência o mundo acaba se definindo por sua relação comigo. Eu estou sendo sempre um agente de transformação, assim como você que lê esse texto, e como qualquer outro que está em contato comigo, ou com você e etc. Não existem ações isoladas!. Um exemplo disso é pensar nas manifestações de junho.
A inquietação de poucos se mostrou a inquietação de todos. Ora não éramos nos os brasileiros um povo submisso?  Não ! não éramos!. Estávamos sendo!
 Estamos sendo um país de corruptos, estamos sendo uma país de impunidade, estamos sendo alienados. Mas isso não é essencial a nós. Lembremo-nos que só estamos sendo isso por que assim o aceitamos. Não os deixemos tomarem de nós a nossa singularidade, nossa capacidade de transformação, que garante acima de tudo nossa humanidade.
Quem sou eu?
Eu estou sendo um BRASILEIRO que acorda para uma consciência politica e social. Estou sendo um Brasileiro que descobre que tem sim o poder de mudanças nas mãos. Estou sendo uma metamorfose ambulante, que irá ajudar a transformar toda essa idéia estagnada sobre meu povo.
E você? Quem esta sendo você

Acessem nossa página no face: "Núcleo de Discussões Públicas"
Texto do Rafael Meloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário